
QUEM SOMOS
A plataforma Jaxi nasceu através de um desafio proposto pela NASA no Hackathon Space Apps Challenge Brasil. O objetivo do desafio era fornecer informações que pudessem nos aproximar da conquista de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Assim, em 2 dias, 6 jovens da Equipe 079, também chamada de HanTerra, desenvolveram a ideia inicial da plataforma que conecta quem pode ajudar a quem precisa de ajuda.
Hoje, a plataforma Jaxi existe pela colaboração entre diversas pessoas trabalhando em conjunto para combater a fome no país. São desenvolvedores, facilitadores, ONGs, fornecedores, doadores de todo o Brasil dispostos a ajudar da maneira que conseguirem. O Jaxi é a uma plataforma plural fruto de um trabalho coletivo rumo à um mundo mais igualitário.

Humberto, 24 anos. Estudante de engenharia química pela UEM, apaixonado por impacto social, enérgico e extremamente curioso. Envolveu-se em iniciativas de empreendedorismo social, resolução de cases na Enactus e Programa ProLíder, acreditando sempre no poder do empreendedorismo.

Hugo, 26 anos, paulistano. Formado no curso tecnológico de gestão financeira e atualmente cursando o primeiro ano de Engenharia Ambiental. Em busca de soluções para conscientização da humanidade de que nada no mundo é infinito e um dia se acaba, sendo a sustentabilidade a solução para essa e as gerações futuras. Carrego comigo a famosa frase de Mahatma Ghandi "Seja a mudança que você quer ver no mundo".
.png)
Maria, 21 anos, curitibana típica. Estudando administração na UFPR. Sempre envolvida em trabalhos voluntários, coletivos e entidades estudantis, participou durante dois anos na AIESEC, organização que promove liderança através de intercâmbios. Apaixonada por pessoas, processos e liderança e muito interessada em tecnologia.

Maíra, 23 anos, estudante de Relações Econômicas Internacionais na UFMG. Interessada em fazer a diferença no mundo ela sempre participou ativamente de projetos sociais e busca ampliar cada vez mais seu conhecimento nas áreas de gestão, liderança e marketing digital.

Karrô 25 anos. Graduada em Ciências Sociais, apaixonada pelo estudo de Políticas Energéticas e ODS. Participou como delegada da Assembleia de Jovens Líderes das Nações Unidas em Nova Iorque e atualmente reside em Washington DC onde estuda a implementação de políticas energéticas sustentáveis em países em desenvolvimento. Ama análise de dados e debates competitivos. Mochileira pela Ásia quando o tempo permite.

Victoria, 23 anos. Estudante de Engenharia Aeroespacial na UFMG e muito interessada por marketing digital. Sempre foi participante ativa de projetos voluntários, desde ações sociais voltadas para jovens em situação de vulnerabilidade até desenvolvimento de nano satélites com objetivo educacional. Apaixonada pelos caminhos que a astronáutica abriu para a humanidade, pensa que o conhecimento é algo que se não compartilhado acaba perdido.
NOSSA MOTIVAÇÃO
A plataforma Jaxi surgiu da vontade de utilizar dados para criar uma realidade diferente no Brasil. Nos inspiramos por uma das primeiras fontes de dados que a humanidade já teve: a Lua. Nosso primeiro satélite nos ajudou a montar calendários, a plantar e colher e a nos posicionar no mundo. Jaxi é uma das variações do nome da Lua pela tribo tupi-guarani, tão brasileira quanto nosso projeto. Hoje, buscamos e analisamos dados com diferentes focos, principalmente fornecidos pela NASA, e os utilizamos para tornar o mundo um pouco melhor.
A intenção da plataforma Jaxi é impactar positivamente a vida das pessoas, e buscamos fazer isso através do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 2 da ONU. A ODS2 fala sobre criar um mundo com Fome Zero e Agricultura Sustentável, e nossa plataforma visa contribuir com isso. Veja abaixo a meta e o indicador da ONU que buscamos impactar.
​

Meta 2.1: Até 2030, acabar com a fome e garantir o acesso de todas as pessoas, em particular os pobres e pessoas em situações vulneráveis, incluindo crianças, a alimentos seguros, nutritivos e suficientes durante todo o ano
Indicador: 2.1.1 - Prevalência de subalimentação